Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Apresentação Coral e Flauta


Aprender com a música

A arte, em forma de música, tem o poder de alcançar certos cantinhos onde as palavras não chegam.

Foi acreditando nisso que muitos professores aceitaram fazer o curso de Coral e Flauta oferecido pela secretaria de educação do município de São Paulo. O maestro João Queiroz organizou o curso e os professores das diversas diretorias fizeram as aulas e receberam a tarefas de multiplicar com os alunos em suas escolas.

O resultado foi o evento realizado em 16 de dezembro de 2010 para finalizar o curso. Com a regência do maestro/professor João Queiroz, esses professores com os seus alunos apresentaram o que aprenderam em coral e flauta de forma brilhante na Igreja São Francisco de Assis, Vila Clementino.

Estava tudo tão lindo e organizado que nem conseguimos acreditar que cada um trabalhou com os alunos em suas escolas separadamente e só se encontram vinte minutos antes da apresentação. Como nos disse o profº Elton da EMEF. Henrique Felipe da Costa – Henricão da zona leste “A gente aprende a trabalhar em equipe”. A aluna Suellen Silva – 12 anos confessou que “estava morrendo de medo, mas é tão bom cantar conhecer gente”.

Para Ana Carolina Martins, coordenadora da EMEF. Profº Roberto Mange – zona oeste a música tem poderes importantes para a escola porque ela aproxima as pessoas. Ela diz que: “uma simples música sensibiliza e torna as pessoas mais próximas. Os alunos aprendem que é fácil aprender música e assim, conseguimos tocá-los para descobrir que é fácil aprender outras coisas da que a escola ensina. E a simplicidade da flauta facilita essa aprendizagem”.

Assim também pensa o maestro João Queiroz que nos disse: “a música constrói vínculo, as pessoas têm a mesma linguagem, mesmos conhecimentos o que as tornam iguais”. Para ela realizar esse curso com professores da rede municipal foi gratificante e acredita que “ ao trabalhar com a arte o professor tem uma ferramenta a mais para se aproximar dos alunos e, a partir daí, ensinar outros conteúdos”.

A música tem mesmo poder.

Alunos repórteres:

Gabriel Dias Silva – 13 anos – 6ª Série (Redação e entrevista)

Letícia Luzia Oliveira Silva – 13 anos – 6ª série (Fotografia e Entrevista)

Nayara dos Santos – 12 anos – 6ª série (Fotografia)

Felipe Moreti – 14 anos – 8ª série (Fotografia e entrevista)

Jonatha Silva dos Santos – 15 anos – 8ª série (Fotografia)

Profª Vilma Nardes

Guilhermina Sobral

Nenhum comentário: