Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Matéria de Ex -Aluno: Gabriel Dias continua participando do projeto: Nas ondas do rádio- Imprensa Jovem

Meu percurso no Educom – Nas Ondas do Rádio: uma história de sucesso
                          
Em 2007, quando eu cursava o 3º ano do ensino fundamental conheci através de minha professora de informática um projeto chamado “Aluno Monitor”, que vinha ser uma atividade extracurricular, que consistia basicamente em auxiliar os alunos de outro período da escola nas aulas de informática, era uma troca de aprendizagem eu aprendia brevemente o conteúdo que seria passado para os alunos e assim podia ajuda-los em algumas dúvidas que pudessem surgi, claro que com a supervisão da POIE.
Com a minha participação no Aluno Monitor conheci o projeto EDUCOM “Nas ondas do Mange” que fazia parceria com o projeto Monitor, logo de cara me encantei, pois a união dos dois me daria uma chance de protagonismo dentro e fora da escola, pois, criei uma nova ideia de escola, que não seria algo chato, obrigatório e sim um lugar produtivo e muito prazeroso. Com os vários segmentos que o projeto fazia como: blogs, jornal impresso, jornal mural, Imprensa Jovem, rádio escolar, entre outras atividades dentro e fora do colégio, melhorei meu rendimento em sala de aula e assim alavanquei minhas notas e melhorei meu relacionamento com os outros professores e colegas.
Mestre de Cerimônia - Prêmio Paulo Freire - Câmara Municipal
 Por conta da Imprensa Jovem pude desfrutar de momentos inesquecíveis e inigualáveis o que influenciou, e ainda influência, minhas escolhas pessoais. Um fato que lembro com primor e nostalgia foi quando nós do “Nas ondas do Mange” entrevistamos na Bienal do livro de 2012 o rei do futebol Pelé, isso para mim foi muito marcante, pois em meio a diversos profissionais da comunicação que o cercavam, nos destacamos bastante e até recebemos elogios do Rei. Quero destacar também a minha primeira cobertura que foi o Valeu professor 2009 que no CEU Butantã, como diz o ditado “a primeira vez a gente nunca esquece”, realmente não esqueci, pois foi lá que tive meu primeiro contato com a reportagem, a entrevista os bastidores da noticia.
Tão grande foi a influência do EDUCOM na minha vida que hoje estou cursando o 1º semestre de bacharelado em Jornalismo.  Continuo participando do projeto, de uma forma menos ativa do que antes, porém acredito que a minha continuação é de extrema importância para mim e para os novos alunos, pois consigo transmitir a eles minhas experiências e algumas de minhas habilidades, colocando em prática o que aprendo na sala de aula da faculdade e é claro adquiro novas vivências e novas práticas com eles, assim tecendo uma teia compartilhada de conhecimento.  
Vejo esse projeto como algo primordial na educação dos jovens das escolas públicas, pois, dando a oportunidade certa para eles, podemos dar uma nova expectativa de vida e transformar a escola que hoje muitos veem como algo opressor e desnecessário em um lugar de extremo prazer e aprendizagem, com o auxilio das novas mídias, para que possamos mudar para melhor o futuro dos estudantes, assim como o meu foi mudando.


Gabriel Dias Silva, 18 anos.

Nenhum comentário: