Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

De uma simples ideia a um grande negócio

Empreender com sucesso é o novo desafio do brasileiro. Há 10 anos no Brasil a Campus Party, que é o maior evento de tecnologia da América Latina, traz os desafios para quem quer empreender, ou seja, tirar a ideia do papel e transforma-la em um negócio de sucesso.
10ª edição da Campus Party Brasil (#CPBR10), empreender: o desafio da década.
Sabe aquela ideia que aparece, mas que você pensa que é absurda, que ninguém vai se importar?

Será???

Pensando nisso a CPBR10 trouxe no palco empreendedorismo, a palestra “Bad cop, good cop” – Como as startups veem os feedbacks de mentores e anjos.

No debate Rosi Rodrigues que é líder de crescimento de uma startup, buscou fomentar a ideia de investir nas ideias. Parece redundante, mas toda ideia é boa, em algum tempo, em algum espaço, para alguma pessoa, comunidade. Não se pode menosprezar nenhuma delas.

Cada ideia busca, de algum modo, resolver um problema que está posto ou aquele que alguém já pensou na frente, antecipando-se a ele.

É assim que surge um empreendedor. Uma ideia pode virar um grande negócio.

No entanto Rosi faz um alerta: “O grande risco do empreendedor é achar que aquela hipótese, que ainda está na sua cabeça já dá sucesso e que o negócio se vende por si só. Nunca!”. Ou seja, tem que aprimora-la.

Para isso existe a mentoria que orienta os empreendedores a tirar sua ideia do papel e transforma-las em negócios de sucesso.

Ela ressalva ainda um cuidado que deve ser tomado “é em saber distinguir uma crítica construtiva de uma não construtiva, para que uma boa ideia não acabe sendo guardada na gaveta”.

A Campus é isso espaço que as ideias são fomentadas em todos os instantes. Cada cantinho dessa enorme feira de tecnologia tem uma ideia sendo mostrada, seja para chamar a atenção para si ou para apresentar o seu produto, aquele que surgiu de uma pequena ideia.

Nessa 10ª edição, a Campus Party inovou com uma arena só de startups. Nesse espaço, as ideias dos pequenos empreendedores são mostradas. Ideias de todos os tipos que viraram protótipos que visam resolver algum problema real, social.

É social a ideia do aluno Raone Guedes Souza Cruz, da UNICAMP do projeto Team 
Manager. Com o protótipo Ecocar, que busca reduzir os índices de poluentes, já que é movido a eletricidade e feito de fibra de carbono e plástico.
“Nosso carro tem um motor boxer dc que reduz perda por atrito e assim o carro tem maior vida útil”.

É real a ideia de Aluisio de Paula, da Econtexto que em meio a crise econômica encontrou um nicho no mercado trabalhando com produtos promocionais ecológicos, como camisetas feitas de garrafas PET.

E muitas outras ideias estão espalhadas na arena #CPBR10, até mesmo um simples App de carona solidária, que busca a diminuição dos automóveis nas vias da cidade. Uma ideia que vai ao encontro das anteriores buscando resolver o problema da poluição.





Nenhum comentário: