Seguidores

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Recomeço: moradores comunidade do Sapé recebem apartamentos da 2ª fase do processo de urbanização


A comunidade do Sapé – Butantã está em busca de novos rumos.

No dia 09/04/2015 o Prefeito Fernando Haddad esteve no Sapé. O motivo da visita foi a entrega dos apartamentos dos novos prédios do Sapé para os contemplados da 2ª etapa. E a Imprensa Jovem esteve lá para fazer a cobertura.

A comunidade do Sapé, situada às margens do córrego do Sapé, no distrito do Rio Pequeno – Butantã, há muito tempo sofria com as consequências das enchentes, do descarte irregular de resíduos domésticos, desabamentos. E lutava para ter condições dignas de moradia. A esperança de solução veio em 2008 quando a comunidade foi incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O processo de desapropriação das casas da comunidade do Sapé começou no ano de 2009 para tirar as pessoas da área de risco, fazendo a reurbanização do lugar. Foram 1.442 famílias incluídas no aluguel social. As famílias que tiveram suas moradias desapropriadas e estão sendo construídos prédios no lugar que estavam os barracos. A entrega começou no final de 2014. Nessa 1ª etapa apenas 75 famílias foram contempladas com a entrega de suas moradias. No dia 09/04/2015 aconteceu a segunda etapa da entrega.

A maioria das pessoas ficou feliz, pois, segundo elas, os apartamentos têm um bom espaço para cada família. Também disseram que terão mais conforto em sua residência.

Porém, houve alguns questionamentos quanto à falta de acabamentos dos apartamentos e a ordem de entrega. Não foram entregues todos os apartamentos, pois, há ainda outros prédios em obra e essa demora, deixa as famílias sem opção para decidir suas vidas no que se refere a empregos, escolas, cuidados com os filhos, uma vez que muitas estão morando em outros bairros distantes e não têm um definição sobre o seu retorno.

O prefeito Fernando Haddad recebeu a imprensa e a comunidade muito bem e com muito carinho. Ele respondeu as perguntas de todos, buscando esclarecer as dúvidas. Algumas pessoas não entenderam a ordem de entrega dos apartamentos e pediram esclarecimentos, foi explicado que existe uma lista feita pela comissão dos moradores do Sapé (Conselho Gestor) com as prioridades da entrega.

As repórteres Emanuelly e a Isabelle, da Imprensa Jovem do Roberto Mange quiseram saber do prefeito Fernando Haddad, o por quê os apartamentos não foram entregues com o acabamento completo. Haddad respondeu que, na verdade, o programa de moradia do Brasil está sofrendo aperfeiçoamentos com o tempo, cada dia fica um pouquinho melhor. E, esse projeto é bem antigo, foi contratado nessas condições, o piso era feito, mas a pessoa que fazia o reinvestimento. 

O prefeito também disse que os futuros empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida já estão contemplando piso e azulejo em todos os casos, mas depende da data de empreendimento, porque antigamente, nem se fazia casas no Brasil, começamos agora e estamos aprendendo. “Sabemos que temos muito pra melhorar”, enfatizou.

Perguntado também sobre como foi pensado o espaço para as pessoas de mobilidade reduzida, Haddad respondeu que não sabe em detalhes sobre esse empreendimento, mas é obrigatório por lei hoje ter 3% das unidades destinadas a pessoas com deficiência.

Questionado ainda sobre a acomodação das pessoas que não conseguirem moradia no Sapé, se a prefeitura pretende ajudá-las financeiramente, uma vez que não haverá a quantidade de apartamentos suficiente para atender as 1.442 que foram desapropriadas. O prefeito respondeu que vão ficar perto do Sapé, a pessoa tem direito a moradia, mas não precisa ser exatamente ali, na área de risco, podem ser deslocas um pouquinho, mas nas imediações. Na região existem três terrenos que estão sendo colados à disposição para atender os demais.

Duas etapas foram cumpridas. Ainda há muito por fazer, nós, da Imprensa Jovem, continuaremos acompanhando.

Equipe – Imprensa Jovem da EMEF Profº Roberto Mange: Emanuelly Fernanda, Larissa Gabrielly, Giovanna dos Santos, Isabelle Reis, Francyellen Matos, Profª Pollyana Alves e Vilma Nardes.









Nenhum comentário: