Seguidores

quarta-feira, 8 de abril de 2015

A educação aproximando países Ibero-Americanos






A educação aproximando países Ibero-Americanos





Com o objetivo de fazer intercâmbio educacional, alguns s professores do México, Espanha e Colômbia visitaram o Brasil, mais precisamente a cidade São Paulo.

Em 02/03/2015 estiveram no CEU (Centro Educacional Unificado) Butantã onde foram recebidos pelo dirigente  regional  André Bafume, a coordenadora dos CEUs  em SME (Secretaria Municipal de Educação) Maria Cecília Carlini Macedo Vaza, a gestora do CEU Butantã  Sabrina Teixeira e André Dutra, Coordenador da Informática Educativa da DRE BT.

Ao chegarem, os visitantes foram recebidos pela Imprensa Jovem da EMEF Professor Roberto Mange. O trabalho dos alunos chamou a atenção dos visitantes que quiseram saber qual era o projeto. A professora Vilma Nardes, uma das coordenadoras do projeto na escola, explicou rapidamente o funcionamento do Educom – Nas Ondas do rádio na escola e, em SME, sob a coordenação do Profº Carlos Lima.

Os professores da Colômbia (Ângela Maria Henao Giraldo  e Angel Federico Viloria Avendaño) , do México (Maria Torres) e o diretor do Centro Educacional da Espanha  (Rair Cullen) tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e a estrutura do CEU, incluindo os  projetos que são desenvolvidos  por todos CEUs de São Paulo e projetos específicos do CEU Butantã.

Eles, também, tiveram a oportunidade de assistir o vídeo realizado na ocasião da comemoração dos 10 anos do CEU Butantã.

Em bate papo com os professores estrangeiros, o dirigente regional André Bafume respondeu perguntas e curiosidades dos professores entre elas,  sobre idade obrigatória para o ingresso das crianças na escola. Explicou que atualmente esta idade é 6 anos, mas a partir de 2016 passará a ser 4 anos. A professora Maria também compartilhou que no México a idade é a partir dos 4 anos; já o professor Rair contou que na Espanha a obrigatoriedade é a partir dos 6 anos, mas as crianças costumam estar na escola a partir dos 4 anos.

A gestora dos CEUS em SME, “Ciça”, explicou sobre o funcionamento dos CEUs na cidade de São Paulo: embora possuam a mesma estrutura física, cada um tem autonomia para desenvolver seus projetos de acordo com a realidade local.

Os visitantes contemplaram a apresentação da professora Elaine, da própria unidade, contando histórias para as crianças da creche e puderam conhecer melhor o projeto em conversa com a própria professora.

Depois de assistir uma apresentação do trabalho desenvolvido por alguns músicos da Orquestra com as crianças da creche, os professores visitantes conversaram com a gestora do CEU Butantã, Sabrina que falou um pouco sobre o projeto.

Em seguida aconteceu um passeio pelas dependências do CEU Butantã, no qual os professores visitantes puderam conhecer a estrutura física e o funcionamento da CEI, EMEI e EMEF, além dos espaços específicos para o desenvolvimentos de atividade de extensão cultural, esportiva e lazer, incluindo os cursos técnicos e cursos da Universidade Aberta do Brasil. No foyer do anfiteatro, eles visitaram a exposição “Cantos e gritos da liberdade”, sobre os 60 anos do golpe militar no Brasil.

Após a circulação pelas dependências, os professores também contaram como são as aulas e a educação em geral em seus países.

O Professor Angel, da Colômbia, é professor de informática e  trabalha na escola Evandro Tricoli. Ele nos contou que em sua escola os alunos trabalham em grupo e que a comunicação faz parte do currículo através da produção de programas de rádio,  televisão e jornal impresso. A cultura do país é alegre e divertida e também comemoram o carnaval como nós.
A Professora Maria Torres, do México, trabalha na Universidade Pedagógica Nacional e  leciona Licenciatura na pós graduação. Ela nos contou que as salas têm 40 estudantes que querem se graduar para ensinar na educação básica.
O Professor Rair, da Espanha, falou que lá só se trabalha as matérias do currículo e não tem outros projetos. Também contou que a faculdade é gratuita para todos: há um processo seletivo, mas  a maioria das pessoas consegue entrar na faculdade.
Para finalizar a visita, foi oferecido um almoço, preparado pelas merendeiras do CEU com um cardápio elaborado pelo vencedor do Projeto Educação Além do Prato, em que incentiva a alimentação saudável e natural na escolas da rede.




Imprensa Jovem EMEF Prof. Roberto Mange: Daniela Amorim, Emanuelly Fernanda, Giovanna Santos Silva, Isabelle Santos, Laisla Gabriele, Larissa Gabrielle Galdino, Larissa Nunes, Paula de Oliveira Borges, Rafaella Santos, Renata Moraes Viana. Professoras: Pollyana Alves e Vilma Nardes

Nenhum comentário: